sexta-feira, 30 de abril de 2010

Mentores e Pupilos

Quem são? Pra que servem? Por que diabos estou falando deles?

Mentores são todas aquelas pessoas as quais nos ensinam e possuem algum conselho a nos dar em qualquer área da vida. O papel do mentor não é de forma nenhuma dizer qual o caminho/decisão/rumo/profissão a se tomar mas sim de ajudar a pessoa para quando vivenciar a experiência ela estar preparada.

Os primeiros mentores de grande parte de nós foram nossos pais ou pessoas que consideramos parte da família seja por serem as pessoas mais próximas de nós nesta fase, seja por não termos muita escolha.

A diferença entre um amigo e um mentor é que o mentor te ensina através do que já vivenciou, enquanto um amigo aprende junto com você. Meus melhores amigos hoje foram meus mentores.



"Uma pessoa permanece jovem na medida em que ainda é capaz de aprender, adquirir novos hábitos e tolerar contradições." (Marie von Ebner-Eschenbach)

Existe um ponto da vida em que nos deparamos com uma necessidade que vai de encontro com o fato de sermos jovens. A confiança em nós mesmos, pois para agir necessitamos de confiança, precisamos saber o que é certo e errado (apesar de até agora eu não ter escrito sobre este tema) e uma vez adquirida esta confiança... damos o primeiro passo.

Infelizmente a maioria dos humanos após aprender o necessário, deixa de aprender. É a confiança que nos faz agir... porque daríamos ouvidos a alguém que pode nos tirar nossa base, nosso chão? Se a maneira que eu faço sempre deu certo... porque haveria de fazer diferente? Se for analisar racionalmente por um lado faz sentido. Mas fazer diferente do que dá certo não significa fazer errado. Existe o risco? Sim! Mas porque dizemos que os jovens arriscam mais?

Ter uma visão sistêmica é ter noção de diversas "áreas" da vida. A experiência te ajuda a calcular e analisar os riscos mas temos menos a perder no início de nossas vidas.

A dificuldade está em ganhar confiança sem deixar de ser jovem. É claro... cada um de nós possuimos "áreas" de interesse mas busquemos e nos interessemos por novas "áreas" das quais desconhecemos para termos o que aprender e continuarmos sendo jovens! Mas as pessoas não costumam fazer a separação destas "áreas", o que seria o correto.


Existem alguns indicadores que conseguem abranger diversas "áreas" como sucesso, riqueza, status... mas não necessariamente. Saiba distinguir a razão do seu sucesso, riqueza e status. Não seja arrogante, que nada mais é que a confiança em excesso.

Eu tenho uma área da qual possuo um pouco mais de confiança em relação às outras, a que me permitiu escrever este blog. Quanto às outras áreas... sei que ainda sou criança, sei que ainda tenho muito o que aprender mas algumas vezes é necessário dar este passo, e através dos erros é possível aprender também.

2 comentários:

  1. Realmente há varios tipos de mentores em nossas vidas. Vc os descreveu bem, e eles são famosos em nossa história.
    Porém, há sempre a possibilidade d vc ser seu próprio mentor em alguns aspectos da vida.
    O que me interessa é o ponto de "areas de interesse", sabemos cada vez mais de apenas uma area específica. O q vc necessariamente consideraria sobre isso? Especificar-se tem suas vantagens, porém ser abrangente mostra uma maior ampliação d pensamentos.
    Tentar equilibrar duas áreas d estudos é um bom ex. Só não vá ficar maluco XD

    ResponderExcluir
  2. “a pior das educações é deixá-la (criança) flutuar entre a própria vontade e a do governante, é brigar incessantemente para saber quem será o senhor, eu preferiria cem vezes que ela o fosse sempre” ROUSSEAU (1979, p 80)

    ResponderExcluir