domingo, 9 de outubro de 2011

Interligando preconceito, mudanças, harmonia, individualidade e democracia em uma postagem

O preconceito é ruim? A sociedade moderna geralmente o define como sendo o desconhecimento pejorativo de alguém. Mas e se o preconceito for o desconhecimento positivo de alguém?

Ele é inevitável a um nível subconsciente, pois existem SIM padrões no universo. Estatísticas estão aí para provar isso. Se todos nós fossemos únicos em todos os sentidos não haveria razões para termos preconceito, mas como somos semelhantes em boa parte de nossas ações e DNA... Eu quase quase comparo o preconceito ao instinto.

Claro, existem exceções que não possuem preconceito, consigo pensar em dois grupos: pessoas extremamente ruins em lógica e matemática e pessoas que não dão a mínima ao ambiente externo.

Pessoas mudam. Os únicos que não mudam são os teimosos, os reclusos e Deus. Promover a individualidade e a harmonia ao mesmo tempo é como olhar para a esquerda e a direita ao mesmo tempo.

Para a harmonia (ordem):
É ruim que quanto maior a diversidade, maior o número de objetivos, número de opiniões e formas de se atingir um objetivo.

Para a individualidade (caos):
É bom que quanto maior a diversidade, maior o número de objetivos, maior o número de opiniões e formas de se atingir um objetivo.

Aproveito também a deixa para dizer minha teoria do porque está escrito "Ordem e Progresso" em nossa bandeira. Progresso nada mais é que o passo em direção à diversidade, ao caos, e colocaram o Ordem para que isso seja feito de forma ordenada e controlada. Um passo de cada vez.


Um objetivo bom é aquele que várias pessoas podem alcançar e que só dependem de si. Há pessoas que não possuem objetivo, há pessoas que pensam apenas em se divertir como as crianças e eu realmente não tenho nada contra estas pessoas afinal já fui uma delas, desde que os impactos de sua diversão sejam ínfimos e pouco prejudiquem outras pessoas, ou em outras palavras, pessoas desprovidas de poder.

Até o momento dizem que a democracia é a melhor forma de regime, de se ouvir as pessoas e atender o grupo como um todo. Afinal, através dela satisfaz-se a opinião da maioria mas, em minha opinião a democracia ainda é um regime muito falho. No pior cenário ela somente atende a 50%+1 de todo o grupo. Ainda há muito espaço para melhorar.


Além disso, outro aspecto falho da democracia é considerar que a opinião de um especialista é do mesmo valor da opinião de um leigo. Se você está doente você não consulta um chefe de cozinha, você consulta um médico. Se você quer construir uma casa, você chama um arquiteto e por aí vai. Por que então não fazemos o mesmo para o país? Gente leiga pode e vai colocar Tiriricas e Clodovis no poder!

Um de meus objetivos de vida é criar um regime de governo que supere a democracia, onde cada pessoa seja valorizada e tome decisões de acordo com seu conhecimento. Um regime mais justo de acordo com os esforços de cada um. Mas antes, preciso testar e validar minhas idéias em um âmbito menor. Este foi o motivo de eu ter escolhido meu curso. Este é um dos motivos pelo qual irei abrir uma empresa.

Sabe-se lá o que acontecerá daqui a 10 anos. Pessoas mudam. Pessoas costumam se satisfazer com o que tem com o passar do tempo. Espero não me tornar uma delas. Como Steve Jobs citava: "stay hungry, stay foolish"

Nenhum comentário:

Postar um comentário