quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Jogos

Pequenos mundos criados onde existe um vencedor.
Os jogos são mundos limitados por regras e restrições espaciais.
Com estes limites, o ser humano deve dentro das regras e limitações impostas, desenvolver, encontrar formas de ganhar o jogo. Cada jogo te ajuda a se especializar em alguma coisa.



O jogo utiliza-se dos termos de competição e de cooperação para a evolução dos seres humanos. Segue abaixo explicações simples da teoria dos jogos:

Dilema do Prisioneiro
- A trai e B trai: cada um ganha somente 1 ponto;
- A trai e B coopera: somente B ganha 4 pontos;
- A coopera e B trai: somente A ganha 4 pontos;
- A e B cooperam: cada um ganha 3 pontos.

Ou seja:

- Procure cooperar com os outros (é o que resulta em ganho máximo)
- Jamais traia em 1 lugar, mas se vc foi traído, traia. Minimizando sua perda.
- Como última opção seja o "bonzinho", foi o traído e está tudo bem. O adversário ganha muito e vc perde muito. No entanto, perdoe.



Como já disse, o objetivo do jogo é um. E para atingir este objetivo o ser humano deve se desenvolver em determinadas áreas/aspectos. Ouso dizer que seguir a teoria dos jogos é uma ótima forma de se lidar com isso.

Além do desenvolvimento o jogo proporciona também o atingimento de outros objetivos pessoais tais como: Lazer, Companhia, Amigos, Felicidade, Alegria, Repouso, Passatempo, Desafios, Satisfação, Demonstração, conhecimento, perfeição, etc. A verdadeira questão é o objetivo principal do jogador e o peso que ele dá a cada outro aspecto.

E o fantástico de qualquer jogo é que ele lhe indica um único objetivo. Quão determinado você é para vencer? Você tem o que é necessário para ganhar? O que é realmente importante para você? Tudo isto define a sua pessoa.

Na vida, assim como nos jogos, temos também nossos objetivos, porém as regras são definidas por nós. Somos nós que escolhemos no que acreditar e o que é permitido e o que não é. (vide post "Deus Existe?")

Não ter um objetivo mesmo que pequeno torna tudo muito mais difícil, pois todas nossas ações são desprovidas de um significado. Honestamente, até o ano passado eu estava cheio de dúvidas sobre meus objetivos e da minha capacidade de alcançá-los.

2 comentários:

  1. Creio que tudo que colocou nesse tópico seja referente somente à "Teoria dos Jogos", embora possa ser considerado filosofia, eu o classificaria como teorema econômico/social.
    Os jogos nada mais são do que uma maneira de aliviar a necessidade humana de competir, como não somos mais homems das cavernas ou medievais que podemos sair matando por ai e guerreando, temos que dos distrair, torcer e competir. Seja para definir quem é melhor, quem é mais esperto, mais rápido etc... Assim cria-se uma elite de jogadores, reverenciados em eras antigas.
    A necessidade de colaborar nos jogos para que ambos saiam ganhando nada mais é do que o fruto na inteligencia humana de calcular as capacidades de não se prejudicar, logo, satisfazer em parte seus desejos, logo sendo um niilista passivo, dependende da Vontade.

    ResponderExcluir
  2. Trecho de:
    "A teoria dos jogos como metodologia de
    investigação científica para a cooperação na perspectiva da psicologia evolucionista"
    Anuska Irene Alencar / Maria Emília Yamamoto

    Eles verificaram que as estratégias mais cooperativas foram aquelas que mostraram melhores resultados, e entre elas a Olho-por-olho foi a que trouxe mais vantagem para o jogador. Utilizando essa estratégia, os jogadores seguem duas regras: sempre cooperar da primeira vez e depois fazer exatamente aquilo que o oponente tiver feito no lance anterior; trapacear se tiver sido trapaceado e cooperar caso tenha obtido cooperação. Quatro características podem ser identificadas no jogador que usa esta estratégia:
    A gentileza, pois nunca trai primeiro;
    a) o caráter vingativo, pois nunca deixa passar uma traição sem retaliar na mesma moeda, no lance seguinte;
    b) a generosidade, pois, após uma traição e con-
    seqüente retaliação, se o oponente passar a se comportar bem, o passado é esquecido e volta a ocorrer a cooperação;
    c) a transparência, pois é uma estratégia simples o suficiente para permitir ao oponente notar de imediato com que tipo de comportam;

    ResponderExcluir