sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Verdades e Mentiras

Por que pessoas mentem?

Diversos motivos:
- Por que tiveram mais vantagens na vida contando mentiras do que verdades
- Por que tiveram mais desvantagens na vida contando verdades do que mentiras
- Para evitarem conflitos
- Para causarem conflitos
- Para não machucarem o(s) outro(s)
- Para prejudicarem o(s) outro(s)
- Para evitar as consequências da verdade
- Para desfrutar das consequências da mentira
- Por não terem motivos para dizer a verdade
- Por terem motivos para dizer a mentira
- Para se aparecerem
- Para não se aparecerem
- Para manipularem os outros
- Para não manipularem os outros

Pensei nestes mas tenho certeza que existem inúmeros outros motivos.
A mensagem que quero passar no entanto, é:
Pessoas mentem. (House já dizia)
Pessoas boas mentem, pessoas ruins mentem.
Pessoas fracas mentem, pessoas fortes mentem.



Tem um pequeno grupo de pessoas no entanto, que chegou à conclusão de que a verdade é boa. Estes são os extremistas.

Tirando este pequeno grupo, as outras pessoas são possíveis de analisar porque fazem escolhas. Qual mentira usar. Mentir ou não. E descobrir motivos é um de meus passatempos.

Eu odeio mentir e que as outras pessoas mintam para mim. São poucas as pessoas que não mentem para mim e para as quais não preciso mentir em nenhuma situação. Consequentemente são poucos os amigos com quem compartilho minhas preocupações e tenho muito orgulho deles.

Regra de fatores que utilizo para mentir ou não nas diversas situações:
- Minha opinião baseado em minha experiência de vida.
- Minha opinião baseado na teoria.
- Nível de "abertura da mente" da pessoa a qual me dirijo. Não encontrei um termo mais adequado. Seriam pessoas com opiniões próprias que estejam dispostas a reconhecer/aceitar a verdade, receber/dar críticas e estejam próximas ao equilíbrio. Quanto maior, menor a necessidade de eu mentir.
- Capacidade da pessoa em detectar mentiras.
- Importância do assunto.
- Consequências da verdade/mentira.

Quando a conta verdade/mentira fica próxima a 50% - Fica difícil avaliar estes casos e a verdade ganha.

Enquanto eu faço contas, as mulheres já possuem o dom de esconder a verdade (não disse mentir) e nada precisam fazer. Mundo injusto!



O que resulta nisso aqui:
Homens para homens = Dá em nada! Pode mentir, falar a verdade! Ninguém ta nem aí. A gente é brother!
Homens para mulheres = Digam a verdade e fim de papo.
Mulheres para mulheres = Evitem-se ou sejam melhores amigas e decidam-se logo!
Mulheres para homens = 1 Try: Fingem que não ouviram. 2 Try: Desviam do assunto. 3 Try: Dizem algo nem preto nem branco. 4 Try: Ficam irritadas. 5 Try: Fazem uma pergunta em cima da nossa pergunta. 6 Try: Mentem ou dizem a verdade. (Tava na hora né)

Mulheres, adoro todas vcs! Adoraria ainda mais se dissessem a verdade!
Entre viver uma feliz ilusão, não saber o que está vivendo e viver uma triste realidade fico com a terceira opção.

2 comentários:

  1. qta mentira!!! mulheres mentem bem menos viu?? temos um impulso horrivel em comtar a verdade, coisa q homem já nao fay com tanta facilidade! Tem um livro do VErissímo "as mentiras que os homens contam" que prova isso, lá tem todas as mentiras que vcs homens contam!!

    Apesar da mentira final, lindas palavras... Mentir tdo mundo mente, o ruim é qdo se vive na mentira, ou se vive em funcao dela!!


    bjus!!

    ResponderExcluir
  2. Pronto Thais! Consertei?! Não foi bem uma mentira, foi mais uma forma de se expressar erronea! =P

    ResponderExcluir