terça-feira, 24 de agosto de 2010

Manipulação

Revisão e mudança do texto dia 07/04/2011
Em vermelho: o Errado pra mim.
Em preto: o Certo pra mim.

O que é o ato de manipular? Procurei por diversas fontes e no entanto encontrei poucas descrições. Tentarei descrever no sentido relacionado às pessoas.

Manipulação é a violação da liberdade. É a ação voluntária direcionada a uma pessoa para agir de determinada forma.

Eu particularmente acreditava que a manipulação era algo errado porque as pessoas me faziam de gato e sapato quando era menor. Ingênuo e inocente. Odiava pensar que as minhas vontades na verdade estavam sendo influenciadas por outra pessoa.



Hoje acredito que manipular não seja um comportamento ruim, nem estou afirmando que seja bom e vou explicar o por quê. Nossos pais já faziam isso quando nada éramos. Quando não possuíamos o menor resquício de vontade própria. Foram eles (pelo menos no meu caso) nossas principais influências e quem moldaram nossas vontades, crenças e princípios.
(CONCLUSÃO ERRADA AFFE)

O certo é fazer o que acreditamos ser o certo. Cada pessoa é livre para tirar suas próprias conclusões sobre o que é melhor para ela. Cada um é livre para ouvir ou não quem ela quiser.

Além disso, possuir auto-controle sobre seus impulsos e vontades seria a manipulação de si mesmo. As pessoas SE manipulam o tempo todo (que perspicácia jovem rapaz).
(É UMA OPÇÃO DA PESSOA SE MANIPULAR OU NÃO)

Liberdade sem direção/vontade = Nada

Por que então acreditava que a manipulação era algo ruim? Um fator. Interesse do manipulador. O interesse dele é egoísta? Altruísta? Bom? Ruim? Certo? Errado?

Meu irmão disse, se eu manipulo querendo ajudar o próximo, que mal há nisso? Daí entraria outra questão que tudo é relativo. O bom pra mim pode ser ruim para o próximo.

Bom... e como saio dessa? Impor a minha vontade e opinião como certa a outra pessoa ainda soa estranho e errado para mim... qual foi minha saída então? Descobrir os interesses da outra pessoa e ajudá-la a atingir os objetivos que ela busca. Simples? Teoricamente.

Imagina alguém consciente de cada ato realizado e suas consequências, alguém capaz de enxergar o fluxo das coisas. Se ele é capaz de antever o futuro, ele é capaz de alterá-lo interagindo ou não com o ambiente. Isso é manipular. E se manipular era algo ruim, essa pessoa acabava não fazendo nada e remanescendo inerte. Mas muito se enganava ao pensar que permanecendo inerte não influenciava as pessoas. Ao existir você já está influenciando. Sim, por um bom tempo ele se questionou se devia existir ou não.

Meu problema é esse pequeno paradoxo. É possível manipular o ambiente para que outras pessoas tirem as conclusões que o manipulador do ambiente deseja. A pessoa tem a sensação de ser livre quando na verdade não o é e está apenas fazendo as vontades do manipulador. Esse paradoxo é muito bem exposto no filme Matrix. Por isso, como dizia o avô do Peter Parker... "Quanto maior o poder, maior a responsabilidade".

Posso substituir a palavra manipulação por liderança. Mas a liderança é um passo além já, seria influenciar os outros sem pensar no assunto e sendo você mesmo. Eis o barato das organizações! Elas possuem seu objetivo claro e definido e o melhor, comum a todos!

Êta tempo perdido! Não perca tempo como este idiota que levou 22 anos para escrever este tópico e 15 para relembrar sua intenção. Mexa-se. Caso ainda não tenha descoberto ainda quem seja e o que deseja, só digo que até lá, tenha alguém em quem possa confiar, família, amigos, religião... ou experimente por conta e risco mas isso seria o mesmo que apostar na megasena.

Um comentário: