terça-feira, 12 de maio de 2009

Imagem


Este é um dos tópicos mais interessantes na minha opinião. Um dos motivos pelos quais eu curto a matéria de marketing.

Concordamos que tudo nesse universo possui uma imagem, uma forma de se mostrar ao mundo. Desde o sapinho amarelo e vermelho, os planetas, as plantas, produtos, empresas e também pessoas como Susan Boyle, eu e você.


A maioria dos animais ao nascerem, precisam saber andar dentro de minutos pois, para eles é questão de vida ou morte e desde há muito tempo é assim. Já os humanos desenvolveram uma outra habilidade que somente lhes foi possível desenvolver devido ao modo de vida. Os seres humanos só passam a andar depois dos 2, 3 anos de idade. O que garante a sobrevivência deles até então? Além da proteção materna mais intensa, os humanos são todo cuti-cuti ao nascerem, o que serve como mecanismo de defesa. Desde criança a gente utiliza deste artifício!

Em marketing vemos muito a criação da imagem. Existem pessoas que são contratadas para montar a imagem de celebridades e famosos e ganham absurdos e também pessoas que ganham através do uso da imagem de outras! Ronaldo!

Não falo somente da aparência, do cara sarado ou da gostosa. Uma pessoa pode tentar passar a imagem de responsável, honesta, briguenta, louca, lerda, simpática, folgada, nerd, festeira, enfim, todos os adjetivos existentes. Se esta pessoa não o é assim realmente, as expectativas que outras pessoas tem em relação a esta pessoa não serão correspondidas.

Se uma pessoa possui características que não são as procuradas por uma sociedade, qual o destino dela? Após pensar um pouco a respeito, cabei dividindo a sociedade em alguns tipos de pessoas e cheguei a algumas respostas bem parecidas com o capítulo 3 do livro do Kotler! Achei muito legal isso!

O livro fala o seguinte:
Existem pessoas que defendem a sociedade, os preservers, que a aceitam como é e não a querem mudar.
Existem pessoas que fazem a sociedade, os makers, são aquelas que mandam e organizam ela.
Existem pessoas que aproveitam a sociedade, os takers, são aquelas que pegam o que podem da sociedade.
Existem pessoas que querem mudar a sociedade, os changers, pessoas que possuem alguma crítica à sociedade atual.
Existem pessoas que procuram por algo mais profundo, os seekers, acreditam que há alguma verdade não revelada ao mundo.
Existem pessoas que querem fugir da sociedade, os escapers. Vou lá virar hippie... monge...


Já passei por todos os tipos de postura e sempre tive problemas de adaptação com sociedades, acredito que parte disso se deva ao fato de ir morar no exterior, parte devido ao modo como fui criado e parte devido à minha natureza.

Uma coisa que me deixa intrigado é as pessoas acharem que marketing é mal porque influencia as pessoas, de fato ela influencia! Mas é incrível como a tendência das pessoas é suspeitar sempre pro lado negativo. Sempre me achei um alien neste aspecto.

Sempre notei também que cada pessoa possui um papel dentro de uma sociedade ou grupo. Duas pessoas parecidas com as mesmas habilidades dentro de um grupo são desnecessárias pois, farão a mesma coisa e brigarão pela mesma posição. Devido a isso, é necessário haver pessoas com diversas habilidades dentro de uma equipe. E enxergar isso é um problema.

Bah... deixar o leão atrás da cama e ver no que dá...

Um comentário:

  1. Ah! Nikolas, Kotler até aqui!!!

    É, o rótulo que se coloca nas pessoas é complicado, a sociedade tende a ser tendenciosa!!! rs

    A imagem se tornou o centro de tdo e isso complica a coisa!

    Mais os changers estão aí, apesar de eu já ter desistido de salvaro mundo, tem bastante gente q ainda tenta!!

    bjus

    ResponderExcluir